NIVEIS DE PARTICIPAÇÃO:
Nível 1: Alunos matriculados na 5a. ou 6a. séries do Ensino Fundamental.
Nível 2: Alunos matriculados na 7a. ou 8a. séries do Ensino Fundamental.
Nível 3: Alunos matriculados no Ensino Médio.
FASES:
Primeira Fase:(mesma prova da OBM).
(Os alunos interessados em participar deverão procurar o professor responsável na escola onde estudam.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
A importância da Olimpíada de Matemática, em suas várias fases, parece indiscutível. A Fase Regional Bahia vem contribuindo, ao longo dos últimos anos, com bons resultados, tendo vários de seus participantes sido classificados na Nacional e um deles, participado da Internacional.
A idéia, ao inserir a Fase Regional Bahia neste projeto, resulta da experiência obtida com o programa de anos anteriores. A justificativa esta embasada em dois pilares.
Primeiro, a faceta típica de um programa de extensão, pelo seu alcance e dimensões. Aqui tem assento primordial o aspecto de interação entre o ensino fundamental e médio e a universidade, naquilo que, ao nosso ver, um projeto de extensão deveria visar por excelência, nomeadamente, o esforço em despertar, senão mesmo antecipar, o interesse do aluno das escolas pela atividade universitária e pelo conhecimento científico (ainda que em forma mais lúdica). Isto não significa perder de vista o aspecto complementar da relação universidade/escola , que é o esforço conceitual pela melhoria do ensino.
O segundo pilar é a sintonia do aluno olímpico com a natureza acadêmica do currículo universitário. Via de regra, os alunos mais destacados são admitidos na Universidade com boa classificação e, depois, absorvidos pelos programas de Iniciação Científica e, quando não seguem uma careira científica, pelo menos adquirem bagagem suficiente para se tornarem profissionais qualificados.
Desta forma, quer-nos parecer que os alunos com talento tem um caminho natural a percorrer, desde a escola, se for de sua escolha seguir a careira de matemático ou de bom profissional em uma área exata.
(Os alunos interessados em participar deverão procurar o professor responsável na escola onde estudam.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
A importância da Olimpíada de Matemática, em suas várias fases, parece indiscutível. A Fase Regional Bahia vem contribuindo, ao longo dos últimos anos, com bons resultados, tendo vários de seus participantes sido classificados na Nacional e um deles, participado da Internacional.
A idéia, ao inserir a Fase Regional Bahia neste projeto, resulta da experiência obtida com o programa de anos anteriores. A justificativa esta embasada em dois pilares.
Primeiro, a faceta típica de um programa de extensão, pelo seu alcance e dimensões. Aqui tem assento primordial o aspecto de interação entre o ensino fundamental e médio e a universidade, naquilo que, ao nosso ver, um projeto de extensão deveria visar por excelência, nomeadamente, o esforço em despertar, senão mesmo antecipar, o interesse do aluno das escolas pela atividade universitária e pelo conhecimento científico (ainda que em forma mais lúdica). Isto não significa perder de vista o aspecto complementar da relação universidade/escola , que é o esforço conceitual pela melhoria do ensino.
O segundo pilar é a sintonia do aluno olímpico com a natureza acadêmica do currículo universitário. Via de regra, os alunos mais destacados são admitidos na Universidade com boa classificação e, depois, absorvidos pelos programas de Iniciação Científica e, quando não seguem uma careira científica, pelo menos adquirem bagagem suficiente para se tornarem profissionais qualificados.
Desta forma, quer-nos parecer que os alunos com talento tem um caminho natural a percorrer, desde a escola, se for de sua escolha seguir a careira de matemático ou de bom profissional em uma área exata.
ETAPAS
A Fase Regional Bahia da Olimpíada consiste de três etapas, assim distribuídas:
PRIMEIRA ETAPA: Pré seleção e preparação preliminar.
Estima-se atingir com está etapa cerca de 2.000 alunos. Aplicação de teste em alunos do ensino fundamental e médio, visando seleção preliminar.Treinamento, sob orientação de professor, dos alunos selecionados em primeira instância, fornecendo Bibliografia ampla e listas de exercício sobre matéria extensiva até a 3a série do segundo grau.
SEGUNDA ETAPA: Preparação específica.
Estima-se atingir com está etapa cerca de 2.000 alunos. Aplicação de teste em alunos do ensino fundamental e médio, visando seleção preliminar.Treinamento, sob orientação de professor, dos alunos selecionados em primeira instância, fornecendo Bibliografia ampla e listas de exercício sobre matéria extensiva até a 3a série do segundo grau.
SEGUNDA ETAPA: Preparação específica.
- Estima-se atingir com está etapa cerca de 500 alunos.
- Prova específica para seleção dos finalistas, com realização programada.
- Treinamento dos alunos finalistas para a Olimpíada Brasileira, através de resolução de problemas que requerem engenhosidade e provas de Olimpíadas anteriores. Esta etapa também é acompanhada por um professor, com experiência em treinamento olímpico.
TERCEIRA ETAPA: Seleção final.
- Estima-se atingir com está etapa cerca de 150 alunos.
- Realização e correção da prova final.
- Cerimônia de entrega dos prêmios.
A Fase Regional Bahia tem como população alvo os alunos do primeiro grau e da primeira, segunda e terceira séries do segundo grau oriundos de escolas estaduais, federais, municipais e particulares de Salvador.
A primeira etapa dependia, há alguns anos, de um trabalho delicado junto às escolas e aos professores para convencê-los da importância desta atividade. Hoje, este trabalho é mais rotineiro devido ao melhor conhecimento da Olimpíada por parte das escolas e mestres.
ORGANIZAÇÃO
A Comissão Organizadora da Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia é composta de professores do Instituto de Matemática da Bahia e compete a ela: divulgar o evento, elaborar exercícios de divulgação, elaborar e corrigir as provas e organizar a cerimônia de entrega dos prêmios.
Com o apoio do Departamento de Matemática, a comissão procura orientar e auxiliar os professores nas soluções dos problemas preparatórios que são enviados às escolas junto com material de divulgação.
PREMIAÇÃO
Os melhores classificados em cada modalidade receberão placas de honra ao mérito e livros de matemáticas editados pela SBM.
Para os três melhores classificados em cada modalidade, pretendemos premiar, cujo prêmio será definido em função do patrocínio a ser conseguido.
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