quinta-feira, 30 de julho de 2009

ENEM - PREPARAÇÃO

O CPM sempre zelou pela participação dos seus alunos no ENEM. Em 2009 não será diferente.
Acontecerá no próximo dia 15 de agosto nosso SIMULANDO O ENEM, onde nossos alunos terão a oportunidade de avaliar seus conhecimentos e buscar ampliar sua capacidade de se sair bem no exame.
Lembrando a todos os inscritos que o acompanhamento da sua inscrição pode ser feito por aqui , através do link abaixo.




Clique na imagem.







A organização dessa ação ficou a cargo da coordenação pedagógica do CPM.

PROJETO LETRAÇÃO- PARTE 01


A Culminância do projeto letração foi um sucesso. Ocorrida no último sábado(25), no auditório do Nono Batalhão da Polícia Militar, o evento envolveu todas as turmas da 5ª série ao 3ª do ensino médio e a participação de toda a escola militar.

Feito gente grande

Um dos momentos mais significativos foi a sessão se autográfos dos(as) meninos(as) da 5ª série que brindaram seus pais e convidados com o livro de poesias produzido por eles, dentro do projeto Um olhar poético sobre o meio ambiente coordenado pelas professoras Débora Félix e Virgínia Ferreira.
O livro tem 28 páginas com poesias dos alunos das turmas da 5ª série produzidas durante a execução do projeto que envolveu dentre outras ações a visitação a diversos locais como o Poço Escuro, a Lagoa das Bateias e a Lagoa Decantação. A prof. Virgínia Ferreira faz a apresentação.

Veja abaixo um slideshow com algumas imagens do evento.













segunda-feira, 27 de julho de 2009


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciam a realização da III Olimpíada Brasileira de Robótica 2009 (OBR2009). A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros (com ou sem conhecimento prévio em robótica) vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico que visa aproximar esse público desta importante e estimulante área tecnológica de diversas formas distintas, tais como: realização de provas em âmbito nacional, realização de torneios locais, parcerias com universidades, disponibilização de website com material de robótica pedagógica, fóruns para troca de experiência entre docentes, entre outros serviços. A OBR almeja em 2009 atingir os 50.000 alunos em todos os estados do país.


O CPM estará participando desta edição. A escola se inscreveu tanto para participar com sua equipe de alunos quanto para sediar as aplicações das provas teórica e prática.
Com a orientação do professor Marcos(Colégio Sacramentinas) nossos alunos tem desenvolvido estudos teóricos e práticos visando a uma boa participação na OBR. A coordenação desse projeto ficou com o professor Isaias Almeida, coordenador do laboratório de informática do CPM.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

UM OLHAR POÉTICO SOBRE O MEIO AMBIENTE

POEMA DOS ALUNOS DA 5ª SÉRIE

MEIO AMBIENTE

Desde o início, tudo mudou
o meio ambiente já se transformou
Tapamos nosso olhos pra não ver
Tudo que está acontecendo.

Não queremos perceber
Animais famintos, outros extintos.
As florestas mudaram,
Muitas árvores derrubaram.

O povo consumista não quer saber

A natureza pede ajuda
Sem ninguém pra socorrer.

A mata está sufocada
As pessoas ficam caladas.
Fábricas, fumaças...
Dinheiro sujo, só desgraça.

Temos que agir,
O mundo vai cair,
Talvez caia em cima de nós
E ninguém escutará nossa voz.

Karoline, Farias, Albert e Joanna de Angellis – 5ª C

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESPÍRITO CULTURAL

ESPÍRITO CULTURAL
Letra: Ualy Castro Matos
Música: Thomaz Oliveira





Incorporo a vida
Estou por toda parte
Andando pelo mundo
Criação e arte


Sem perder o prumo
Sem temer a morte
Estrada principal
Espírito cultural


Caminhos que levam Salvador
Pensamentos em busca de liberdade
Dessa suada Vitória
Nessa cidade Conquista



Aguarde em breve o lançamento do CD Espírito Cultural:

Um convite à poesia

UALY CASTRO MATOS
*







*FUNCIONÁRIO DO CPM
PSICÓLOGO
COMPOSITOR
RESPONSÁVEL PELO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓCICA DO CPM
UALY ESCREVE REGULARMENTE PARA O PORTAL DO CONHECIMENTO NO ESPAÇO DO POETA
E TEM ARTIGOS PUBLICADOS NO SITE BRASILESCOLA
CONTATOS: Ualy Matos:
ualycastro@yahoo.com.br


sábado, 18 de julho de 2009

UM OLHAR POÉTICO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Buscando despertar a consciência para a preservação do meio ambiente e o espírito crítico dos nosso alunos, o CPM desenvolve nesse segundo bimestre, o projeto LETRAÇÃO. Dentro dessa ação, as turmas de 5ª série desenvolvem o projeto UM OLHAR POÉTICO SOBRE O MEIO AMBIENTE, que incluiu entre suas ações, aulas de campo com visita s ao Poço Escuro e a Lagoa de Decantação. O projeto contou ainda com a elaboração de poesias com o tema meio ambiente por parte dos alunos. As produções foram reunidas em um livro que será lançado na culminância do LETRAÇÃO, próximo dia 25/07.



Veja algumas imagens das visitas no slide ao lado

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Criação do NPE

APRESENTAÇÃO



Com o objetivo de dinamizar nosso trabalho, o CPM de Vitória da Conquista implantou, no ano de 2008, o Núcleo de Pesquisa e Estatística (NPE), com vistas a pesquisa, coleta, organização, descrição e análise de dados para a utilização na tomada de decisões e aperfeiçoamento de procedimentos, auxiliando os demais órgãos da administração.


MISSÃO



Assegurar um mecanismo de avaliação da realidade, através de índices estatísticos aferidos. Ao NPE compete a tarefa de coletar e interpretar as demandas de forma sistêmica, servindo de suporte à administração do colégio e subsidiando os demais setores na formulação de rotinas e correção de distorções verificadas.


OBJETIVOS


- Contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo CPM;
- Identificar oportunidades de melhoria na prestação dos serviços oferecidos pelo CPM e propor soluções;
- Realizar pesquisas, questionários e estudos avaliativos para conhecimento do perfil da comunidade escolar;
- Analisar os indicadores de avaliação de satisfação da comunidade escolar quanto aos serviços prestados pelo CPM;
- Propor mudanças de procedimentos e consequentemente melhoria do serviço;
Acompanhar e avaliar os índices dos indicadores educacionais alcançados pelo CPM em níveis nacional, estadual e municipal;
- Sistematizar e divulgar relatórios periódicos da atuação do sistema de estatística

quarta-feira, 15 de julho de 2009

CORPO DOCENTE

Nossos professores. Seriedade e compromisso com a escola pública.
Clique nas imagens para ampliá-las.






terça-feira, 14 de julho de 2009

SETE DE SETEMBRO 2008













ESPELHO, ESPELHO MEU...

POR: ISAIAS ALMEIDA*



Recentemente, a revista Veja publicou, nas páginas amarelas ,uma entrevista com o físico Andréas Schleicher, que comanda os rankings de educação na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) . Ele se mostrou surpreso com relação a sua última visita à China. Segundo relata, os chineses demonstraram um profundo conhecimento sobre tudo o que da certo no resto do mundo em relação a educação e adaptam o possível à sua realidade sem o menor pudor.

Infelizmente não é o caso do nosso país. Tem sempre gestores por aqui pleiteando a reinvenção da roda quando se trata da educação. Talvez se prestássemos um pouco de atenção às nossas experiências bem sucedidas, aprendêssemos a superar algumas mazelas com as quais convivemos nesse campo. Falo do desempenho do CPM de Vitória da Conquista no último Enem, em 2008, simplesmente a melhor escola da Bahia. Isso vale alguma coisa, não vale?

O Enem é um forte indicador de desempenho das escolas. Criado em 1998, durante a gestão do ministro da educação, Paulo Renato de Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.

A sua relevância é imensa num país acostumado a tratar a educação com achismos e avesso à estatísticas. Só no final do século XX começamos a avaliar nossa educação básica de maneira sistemática e não sem muita controvérsia. Foram intermináveis discussões sobre o exame nacional do ensino médio e do ensino superior, parecia que se pretendia acabar com a educação pública. Felizmente, tornou-se indiscutível a importância da avaliação dos cursos de ensino superior e o Enem deixou de ser um monstro.

Agora, que nos aproximamos de uma nova etapa na história do Enem, uma atitude produtiva das escolas seria começarem a discutir a matriz do novo Enem, um documento que deveria se tornar peça constante nas ACs, nas reuniões pedagógicas e nas conversas dos professores do ensino médio. Também não custava nada saber o que esses CPMs andam fazendo, que os tornam líderes no desempenho.

Em todos os países bem sucedidos as pessoas, empresas e demais instituições se espelham no que há de melhor em suas respectivas áreas. Não ofende, não tira pedaço e enriquece o trabalho.

Em minha experiência com informática educativa, posso afirmar que tem sido uma atitude positiva. Como dizem os americanos, se é para seguir alguém, que seja o melhor.


*Professor das redes públicas: municipal e estadual

Especialista em Avaliação

TRABALHANDO COM CORES
























ALUNOS DA 5ª SÉRIE- VESPERTINO - PRO VIRGÍNIA

quinta-feira, 9 de julho de 2009

INSCRIÇÕES ENEM 2009






PARA SE INSCREVER CLIQUE NA IMAGEM AO LADO

PROUNI SEGUNDA ETAPA

ProUni:

2ª Etapa

Inscrições: de 20/07/2009 até às 21 horas do dia 24/07/2009

Resultado: 28/07/2009
Período para comprovação das informações: 28/07/2009 a 12/08/2009

PROUNI SEGUNDA ETAPA

ProUni:

2ª Etapa

Inscrições: de 20/07/2009 até às 21 horas do dia 24/07/2009

Resultado: 28/07/2009
Período para comprovação das informações: 28/07/2009 a 12/08/2009

PROUNI - VEJA COMO FUNCIONA

1. Condições exigidas

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

2. Como se dá a seleção

A seleção para a obtenção das bolsas se dá em três fases:

a) inscrição e pré-seleção pelo MEC: o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até sete opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa. Em seguida, o Sistema do Prouni (Sisprouni) classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem. A nota considerada pelo Prouni é a média aritmética das notas das provas de redação e de conhecimentos gerais do Enem, isto é, a soma das duas notas dividida por dois. São geradas, então, listagens públicas dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.

b) aferição das informações prestadas pelo candidato pelas instituições de ensino superior: os estudantes devem comparecer às instituições de ensino, de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição, conforme portaria do MEC que regulamenta cada processo seletivo.

c) seleção feita pelas instituições: os estudantes poderão ser encaminhados para eventuais processos seletivos próprios, feitos pelas respectivas instituições. Se aprovados, são inseridos no programa mediante a emissão do correspondente Termo de Concessão de Bolsa.

A reprovação do estudante em qualquer das etapas descritas implicará a pré-seleção em segunda chamada do estudante seguinte na listagem de classificação, observando-se, rigorosamente, a ordem das notas obtidas no Enem.

3. Aferição das informações

Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar qualquer documentação julgada necessária.

Todos os dados informados pelo candidato na ficha de inscrição devem ser ratificados na fase de comprovação de informações. Tal procedimento visa à transparência, à justiça e à lisura da seleção realizada pelo Prouni, já que o objetivo principal do programa é conceder bolsas a candidatos comprovadamente necessitados.

4. Permanência no programa

Durante o curso, o bolsista do Prouni deverá apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de encerramento da bolsa. Em caso de aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do ProUni poderá ouvir o responsável pela(s) disciplina(s) na(s) qual(is) houve reprovação e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa.

FONTE: PORTAL DO MEC

REFORMA DO ENSINO MÉDIO

O MEC lançou as bases da discussão sobre a reforma do Ensino Médio. Em resumo algumas propostas:

1.0 Aumento da carga horária das atuais 2400h para 3000h


2.0 Reorganização do currículo em 4 áreas: Humanas, Matemática, Naturais, Linguagem


3.0 Definição do currículo passa para os estados e municípios.


4.0 20% da carga horária de livre escolha do aluno.


5.0 Apoio técnico e financeiro do MEC para os estados e municípios para implementação do novo currículo.


6.0 Proibição ao professor de trabalhar em mais de uma escola.

Para saber mais visite:

Reforma




AGENDA CPM

Seguidores